07 de Setembro de 2020

Inauguração da exposição de João Alvim

Inaugura no próximo dia 17 de Setembro, pelas 18:00, a exposição de pintura de João Alvim intitulada “Olhares cruzados, palavras pressentidas”. A inauguração será de livre acesso e contará com a presença e participação do Exmo. Sr. Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, assim como do Professor Dr. Saúl António Gomes, da Universidade de Coimbra, especialista em História Medieval. A exposição estará patente no 2º piso do Mosteiro de Vicente de Fora até Janeiro de 2021.

Trata-se de uma nova e inovadora abordagem aos “Painéis de São Vicente” de Nuno Gonçalves (séc. XV). João Alvim debruçou-se sobre as discretas figuras do 3º plano, que são identificadas como figuras da sociedade da época, representativas de diversos extractos sociais no reinado de D. Afonso V. No entanto, pouca atenção lhes é prestada por estarem remetidas para pano de fundo da encenação principal. Muitos deles na obscuridade, intencional, não são vistos individualmente mas como um todo fazendo parte do cenário, mas são pintados com enorme qualidade plástica e autenticidade.

Para a exposição João Alvim pintou os rostos dessas terceiras figuras individualmente, descobre e revela expressões e olhares inesperados. Que nos olham e questionam…O que nos quis mostrar o pintor Nuno Gonçalves? O retrato escondido de uma sociedade complexa, de um país endividado, com fortes tensões sociais e interesses divergentes? O que significa o alheamento dos personagens e dos seus olhares?

É uma abordagem nova através da pintura, desafiante, que propõe leituras alternativas dos Painéis de São Vicente.

Horário de funcionamento

Aberto todos os dias, das 10:00 às 18:00.
Última entrada às 17:00.
Encerrado nos dias 1 de Janeiro, Sexta-Feira Santa, Dia de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Contactos

museu@patriarcado-lisboa.pt
+351 218 810 559

Largo de São Vicente, 1100-472 Lisboa
38.714356,-9.1292648




Newsletter

© 2021 – Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.