Exposições Permanentes

A Igreja Lisbonense
e os Patriarcas

O Patriarcado de Lisboa foi fundado em 1716, no faustoso reinado de D. João V. Esta exposição dá a conhecer todo esse contexto, assim como a história da Igreja Lisbonense e dos seus patriarcas, encontrando-se a figurar estes conteúdos um núcleo de Arte Sacra.

2000 Anos de História

Entre os séculos XII e XVIII existiu, junto à cerca do mosteiro, uma lixeira onde se procederam trabalhos de arqueologia. Parte dos artefactos encontrados estão presentes na exposição, dando a conhecer vários objetos do quotidiano.

Fábulas de La Fontaine

Do século XVIII ao XX as arcadas dos claustros estiveram fechadas e a revesti-las encontravam-se 38 painéis de azulejos. Cada um deles representava uma das Fábulas de La Fontaine. Quando os claustros foram reabertos, os respetivos painéis foram retirados, restaurados e colocados em exposição. A escolha desta temática para a decoração do mosteiro é ainda desconhecida.

Galeria dos Patriarcas

O Patriarcado de Lisboa foi fundado em 1716 e desde então, existiram 18 Patriarcas. Nesta galeria é possível admirar os seus retratos e respetivos brasões.

Coleção Consolado Macedo

Maria Cândida Consolado Macedo foi uma investigadora que muito contribuiu para o estudo das conchas marinhas portuguesas. A exposição é resultado do seu trabalho, onde se encontram conchas com os mais variados tamanhos, cores e formas, recolhidas diretamente ou por dragagens, maioritariamente em Portugal.

Exposições Passadas

"Olhares cruzados, palavras pressentidas"

De 17/09/2020 a 17/01/2021

João Alvim debruçou-se sobre as discretas figuras do 3.º plano dos “Painéis de São Vicente” de Nuno Gonçalves e pintou os seus rostos individualmente, descobrindo e revelando expressões e olhares inesperados. Levanta questões como… O que nos quis mostrar o pintor Nuno Gonçalves? O retrato escondido de uma sociedade complexa, de um país endividado, com fortes tensões sociais e interesses divergentes? O que significa o alheamento dos personagens e dos seus olhares?